Thursday, July 20, 2006

Dog's Day


3 dias por ano, todos os anos, muitos sul-coreanos, maioritariamente homens de idade avançada, comem carne de cão.
Hoje é um deles, por acreditarem que isso os ajuda a combater o calor.
Dia 19 de Agosto a practica repete-se, no chamado 'Malbok' e o intuito é ainda mais repulsivo: por acreditarem que isso lhes devolve a virilidade (há muito perdida, seguramente). Confesso que imaginar a libido possivel de um asiatico de 80 anos estimulada com carne de cão me cria vomitos. Escrevi isto há dez minutos e ainda mantenho a cara de enjoada.
Mas estes gajos nunca ouviram falar no viagra??? e nas ventoinhas e leques para ajudar com o calor???
Sei que em Portugal também temos tradições bárbaras, totalmente dissincronizadas com o século XXI e que muitas destas questões só podem ser entendidas dentro das practicas culturais de uma nação, mas não posso deixar de me indignar com esta atitude. E mais prefiro não dizer, as imagens que me vêm à mente já são, por si só, suficientemente fortes para me deixarem triste e mal disposta num dia tão bonito como este.
Porque é que o Marques Mendes não tenta fazer a boa acção da sua vida e vai para a Coreia instituir o dia do cão, como queria fazer por estas bandas? Isso sim, seriam duas coisas boas numa só: vermo-nos livres daquele metro e meio de gente e salvar tantos simpáticos animaizinhos...

4 comments:

125_azul said...

Bem comentei no post acima, sem ter lido ainda este...dia de cão! Eu não como carne (já reparaste na carinha dos leitões, cabritos, ovelhas, vitelas, patos, coelhos...) arghhhhhhh! Beijinhos

Filipa said...

Pois, eu fui totalmente vegetariana durante muito tempo e hoje em dia como muito pouca carne. E pode parecer uma grande hipocrisia mas realmente não consigo comer animais particularmente simpáticos nem pequeninos. Acho que é uma das virtudes de sermos (supostamente!!) racionais, a possibilidade de escolha da forma como queremos respeitar os outros seres que partilham connosco este mundo. Acho sobretudo inacreditável as condições a que são sujeitas muitas destas criaturas antes de serem mortas e saltarem directamente para os nossos pratos ou para os nossos bonitos casaquinhos...
Mas parece que a juventude coreana está a mudar e a rejeitar semelhantes comportamentos... Esperemos que assim seja!

Sinapse said...

Querida Spring,

Partilho do teu sentimento de repugnância! Eu não seria capaz de comer cão, nem gato, nem periquito ...

Mas ... é tudo cultural.

Nós (provavelmente tu não, mas eu sim) comemos coelho estufado ... coelhinhos, fofinhos, lindíssimos, ... e nós, em Portugal, em Espanha, em França, a comer coelhos ... que horror!

... e que sentirão os Indianos em relação aos bifes mal-passados e suculentos que o resto do planeta mastiga sem remorsos?

...

Compreendo a tua indignação ... exactamente como compreenderia a repugnância e a indignação de uma querida Miss Spring asiática que fizesse um post sobre os nossos ocidentais bárbaros hábitos e costumes. ;)

...

In any case ... espero que o teu dia não tenha ficado marcado por esse momento de repugnância mas sim pelo tempo maravilhoso de que falas mais à frente!
:))

Beijinhos,
Sinapse

Filipa said...

pois, eu sei. por isso mesmo é que afirmei que todas estas questões tinham de ser vistas dentro da cultura de um povo. uma spring portuguesa incomoda-se, contudo, com as touradas, com as corridas de lebres, com a caça entendida como desporto e com os maus tratos em geral a qualquer animalzinho que para aqui ande (admito que a minha sensibilidade recai mais nos mamiferos meiguinhos e pequeninos e que mato melgas, formigas, moscas e demais insectos com alguma facilidade - e felicidade!).
E mesmo muitos jovens coreanos se manifestaram contra esta practica!
Mas sim, é obvio que comer cão ou gato ou leitão me faz muito mais impressão que comer uma vaquinha!
O dia esteve bonito, na mesma, claro que sim.