Tuesday, September 12, 2006

Anna Magnani


Estou saturada de apanhar desilusoes na blogosfera. De conhecer pessoas que presumo interessantes por detras das suas palavras e que, aos poucos e poucos, se vao revelando reaccionarios, ingenuos, na sua pseudo-inteligencia. E, por isso mesmo, vao perdendo o seu fascinio, o seu interesse. O que leio torna-se apenas um espelho desses atributos que, no meu ponto de vista, sao debilidades.
Continuando com essa linha de pensamento, que nao pretende aqui defender a esquerda ou reflectir sobre a politica mas apenas especular acerca da possibilidade dos espiritos livres e auto-pensantes se poderem identificar com uma pretensa direita, comecei a pensar acerca da possibilidade de uma mulher bonita ser de direita. E obvio que isto e um grande desvio das minhas iniciais ideias, mas sou mulher e sou dada a este genero de especulacoes absurdas.
Assim sendo, fiz um basico 1+1=2 e fui rapida em concluir provocatoriamente a impossibilidade: tanto a Sofia como a Brigitte deram em seres ridiculos que todos nos conhecemos, caricaturas de si proprias, entretidas como estao a defender caezinhos e gatinhos e a colocar implantes anti-graviticos. E com este curto estudo empirico deduzi que a direita, seja ela o que for, faz mal 'a beleza (e a muitas outras coisas).
Assim sendo, Anna Magnani. Sempre.

7 comments:

Anonymous said...

Tinha ideia que a impossibilidade era mais geral: uma mulher bonita interessar-se sequer por política... :P

Filipa said...

por vezes tambem partilho dessa ideia!
outras, porem, acho que inteligencia e'a beleza suprema e acredito que se as pessoas inteligentes nao se interessarem por politica ai e' que ficamos mesmo entregue aos lobos!!

Anonymous said...

Essa da inteligência ser a beleza suprema parece-me desculpa...

Filipa said...

nao e' minimamente uma desculpa!
havera beleza mais profunda e duradora do que a inteligencia?
poderia argumentar com varias doutrinas filosoficas, desde o platonismo, passando ao neo-platonismo ate ao pragmantismo americano, mas acho que nao vale a pena!
houve quem fosse mais longe do que eu: Wittgenstein chegou a proclamar a fusao da etica com a estetica, resultando em algo como o bom ser belo ou, melhor ainda, o belo ser bom!
e mais nao digo. mas nao e' uma desculpa, e' uma das minhas mais profundas crencas.

Anonymous said...

Ok, rendo-me. Quando me atiram com Wittgenstein sei que estou prestes a perder a discussão.. :)
Ainda assim, confesse-se, não costumam ser as mulheres mais bonitas (ou homens, vai dar ao mesmo) a defender que apenas interessa a beleza interior...

Filipa said...

eu tambem nao defendo que apenas interessa a beleza interior! :)
mas em teoria, (e sim, na teoria estas coisas sao todas muito mais perfeitinhas!) penso que esta (a beleza interior) tem muito mais importancia do que os meros efeitos visuais de uma bonita conjugacao!
Agora que me estou a borrifar para a beleza interior do Johnny Deep e de muitos outros, lá isso estou! :)

Anonymous said...

E o Johnny Depp, por sua vez, para a beleza interior da Vanessa Paradis (como eu, aliás).
Essa é que é essa: encontras uma miuda feiita (como raio se escreve esta palavra?) num bar e nem sequer chegas a meter conversa, e lá se foi a hipótese de conhecer alguém cheia de "beleza suprema"...