Wednesday, February 07, 2007

os perus, os frangos e os enigmas do futebol

eu não gosto de futebol.
nunca gostei.
fico contente quando portugal ganha um jogo do mundial e quando a itália vence um campeonato.
mas não saberia dizer de que clube sou. nem um nome de um jogador para além do figo e do cristiano ronaldo, que por acaso até são engraçadinhos.
para além de não gostar dele, o futebol é um pouco como a matemática: não percebo e não gosto e como não percebo, não gosto e como não gosto, não percebo.
ontem, enquanto tentava ir a um pub no fim do mundo no fim do dia, vi-me rodeada de gente com cachecois diferentes dos meus - porque não aqueciam nem eram fofinhos - mas que, mesmo assim, falava a minha lingua. uns melhor, outros pior, devo dize-lo.
para além do futebol e da matemática, não gosto de ter gente à minha volta (o que ajuda a explicar o gato montês). sobretudo se essa gente é muita, fala muito alto e se distribui por um espaço muito pequeno numa densidade populacional muito elevada. demasiados adjectivos qualificativos (que com a treta da revisão ortográfica se devem chamar nomes inanimados descritivos) por metro quadrado. a incompreensão resta ainda e por isso mesmo resolvi transcrever esta conversa com um amigo que acabou de ir almoçar (e a quem não pedi licença, mas tem um nome que lhe salvaguarda bastante o anonimato...). talvez um dia, alguém me possa explicar este fenómeno chamado bola. os perús são um extra da conversa, mas achei que com tanta ave rara que vi ontem, vinham mesmo a calhar...

me: olha, mudando de assunto: ontem no metro dei por mim rodeada de gente que se expressava (e me esmagava) em português
só depois de muito cachecol é que percebi que devia de ser algo de desportivo
João: iam prá bola
me: iam
arsenal
caneco
foi horrível
João: lol
me: eu fingi que não percebia nada e perguntei a um bife ao meu lado - e com a mesma cara de chateado com a situação do que eu - o que é que se estava a passar
João: lindo
me: tanta confusão por um jogo amigável!
ainda nem vi quem ganhou!!!
João: amigável ? isso não existe
me: não era?
friendly
João: portugal 2 -0
me: mas de facto eles não me pareciam lá muito amigáveis....
João: no futebol só há jogos e treinos
me: ou pelo menos tinham um estranho modo de o demonstrar!
João: jogos amigaveis é uma força de expressão
me: friendly game foi o que eu ouvi
João: isso é alcunha
me: mas porquê em londres?
João: até eu sozinho em casa saltei com o primeiro golo
em londres por questões financeiras
me: ha ha
financeiras???
portugal está mal
o brasil também
João: pagavam bem os organizadores ingleses
me: entao vamos la chular estes gajos até ao tutano e obrigá-los a pensar em pounds - o que aumenta o budget certamente!
João: antes isso que pensarem nos perus lá da quinta
me: pois... eu não percebo nada disso mas parece-me uma grande asneirita
que estranho, os perus em dezembro estavam sãos e salvos
e ah! de repente em janeiro já estão doentes
João: apanharam gripe, como eu
me: foi, é do frio...
[smile]
João: que ando para aqui a espirarr
olha , vou almoçar mas é

No comments: