Thursday, March 08, 2007

A teoria da Conspiração


Já aqui falei nele, mas volto ao ataque, porque todas as estradas vão dar a roma. e todos os caminhos se cruzam.
Bas Jan Ader, artista conceptual (genial) norte-americano (genial) dos anos 70 (já referi o facto de ele ser genial?). Criou o seu último projecto, In Search of the Miraculous, no outono de 1973, altura em que fez uma longa caminhada nocturna desde as montanhas de Los Angeles até à costa, documentando fotograficamente todo o percurso.
Em Abril de 1975, Ader realizou um prelúdio daquela que seria a parte principal do In Search of the Miraculous, apresentando as fotografias do seu passeio por Los Angeles numa galeria de Los Angeles chamada Claire Copley Gallery.
A 9 de Julho de 1975 Ader partiu de Cape Cod com a intenção de atravessar o Atlântico numa embarcação para uma pessoa chamada Ocean Wave.
In Search of the Miraculous é a consequente realização de uma ideia, a do heroi tragico-romântico que parte em busca do sublime.
Bas Jan Ader não voltou a ser encontrado. A sua embarcação foi encontrada na Galiza para pouco tempo depois ser roubada e desaparecer totalmente.
Dentro do seu cacifo da universidade onde ele ensinava, foi encontrado um livro, The Strange Last Voyage of Donald Crowhusrt, escrito por Nicholas Tomalin e Ron Hall, que narra a história de um marinheiro que tinha o sonho de fazer uma viagem de circumnavegação mas que, falhando, ficciona a sua morte no mar.
A minha teoria da conspiração (e sobre a qual estou a fazer as minhas pesquisas académicas) é que Bas Jan Ader não morreu, mas sim realizou uma operação semelhante.
Curiosas semelhanças, caro Doctor Pynchon, extremamente curiosas...

2 comments:

Pitucha said...

Mantém-nos a par das tuas investigações!
Beijos

Rui Fartura. said...

vou ficar atento.. mesmo!!