Thursday, May 03, 2007

Cientistas transformam proteínas em música clássica


Biólogos norte-americanos converteram a sequência de aminoácidos de duas proteínas humanas – a huntingtina e a timidilato síntase – em notas musicais. O estudo, hoje divulgado pela revista científica Genome Biology, pretende levar a genética ao público em geral e aos cientistas com dificuldades visuais.

A tarefa de incorporar ritmo à sequência e substituir os 20 aminoácidos, que constituem uma proteína, por apenas 13 notas, não é fácil. Mas, Rie Takahashi e Jeffrey Miller, os dois investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiram-no.

Cansados de uma melodia irregular, pouco atractiva e com largas interrupções, os investigadores, introduziram novas formas de codificação ao processo. O resultado é uma melodiosa música clássica para piano, com ritmo e uma intensidade musical semelhante às composições populares.

Com a fusão da música com a ciência, os investigadores pretendem atrair os jovens e dar aos cientistas com dificuldades visuais a possibilidade de trabalharem em biologia genética.

Os dois biólogos e o colaborador Frank Pettit, do norte-americano Institute for Genomics and Proteomics, estão agora a desenvolver um programa de computador com a capacidade de converter, rapidamente, sequências genéticas em música. No futuro, pretendem estender as sequências genéticas a outros instrumentos musicais.

No comments: