Tuesday, June 24, 2008

O estado das coisas


Se me falarem em calor, respondo que está agradável. Agradável significa ir dar uma volta ao parque em bicicleta para ver o por-do-sol, com uma t-shirt e um casaco de malha. Significa também que a minha noção de clima agradável está cada vez mais tolerante. Dois anos em Londres e o frio já não é o que era.
Se me falarem de crise, respondo com esta pequena descrição dos dias que correm: Dinheiro por agora aguenta-se. Já recebi os 1000 euros do ccb, que me têm de chegar por algum tempo. Neste momento estão em trânsito entre Portugal e Inglaterra, perdidos algures nos investimentos do BPI, sacanas. Assim sendo, já não tenho o dinheiro na conta portuguesa e ainda não chegou à inglesa, e quem se lixa é o mexilhão.. hoje tive de optar por comer ou comprar tabaco (as minhas reservas acabaram-se) e comprei um miserável Pall Mall cor-de-laranja de 10 cigarros (que mesmo assim custou 2 libras!!) e que em vez de smoking kills devia dizer 'fumas isto e ficas com catarro para o resto dos teus dias'. Acabei por jantar uma salada com um resto de feta e um aipo que descobri na prateleira de baixo do frigorífico. Nham!! Mas nada de grave, o dinheiro deve chegar nos próximos dias. e de vez em quando faz-me bem chegar a estes limites pouco agradáveis, a ver se aprendo a gerir melhor o meu (parco) capital!
Se me falarem em solidão, acrescento que não vejo nem falo frente a frente com ninguém há quase três dias. Hoje estive bastante tempo a trocar olhares com um veado e um esquilo no parque e pareceu-me ser um extase comunicativo.
Londres é isto, mas é muito mais.
E sinto que precisava deste momento, há tanto tempo adiado, para começar a estar em paz comigo mesma.
Assim sendo, no final do dia, nada mais tenho a dizer, à excepção que me sinto feliz.

5 comments:

ulrich said...

e isso é o mais importante!

já leste o moon palace do paul auster? é um bocado essa onda, mete uma série de coisas que passam pelo teu texto (e é um livro magnífico)

Filipa said...

não, e andava à procura de um livro para ler que estou a terminar o blow up and other short stories do cortazar (tenho uma tendencia para não gostar de romances e quando quero ler qualquer coisa mais ligeiro opto quase sempre pelos contos). Vou procurar o livro, obrigada!

ulrich said...

acho que vais gostar. a primeira parte do livro tem tudo a ver com o teu post. a penúria, a solidão, o passeio no parque (no caso do livro é o Central Park em Nova Iorque), a opção entre ou comer ou fumar...

francisco carvalho said...

E não há nada como isso.
(sei que esta frase é redundante depois do comentário do ulrich, mas mesmo assim decidi deixar aqui registado o que me surgiu de forma espontânea).

beijos

le chat qui fume said...

Agora que o Verão chegou, Miss Spring devia aproveitar para recarregar baterias e relaxar, o que implica comer bem! ;)

O meu preferido do Paul Auster é a Trilogia de Nova Iorque.