Tuesday, April 18, 2006

These Boots were made for walkin' (thanks Nancy!)


A fabrica da Hunter, a 'mitica' (ha palavras contagiosas, sr. vargas!) galocha inglesa, mais alta do que as outras, geralmente verde-escura ate ao joelho, esta na falencia.
Pode parecer estranho que este acontecimento me chame tanto a atençao, mas para além de ter uma particular devoçao a estas botas, elas ajudaram, de algum modo, a construir a historia de Portugal e merecem todo o nosso carinho e afecto.
Tambem chamadas Wellies ou de botas Wellington, as Hunter boots tem uma historia longa.
Tudo começou no inicio do século XIX com um senhor chamado Arthur Wellesley.
Pois o dito Wellesley, tambem conhecido como o primeiro Duque de Wellington, ou o Marquês de Torres Vedras ou o Conde de Vimeiro (sim, sim, o mesmo que veio para portugal tentar expulsar os francius dai para fora e que depois queria ficar com um bocadinho do nosso pais, de certeza que com o algarve, para poder jogar golf e comer frangos assados em albufeira!), que era uma braza daquelas e tinha todas as meninas de Londres a seus pés e uma mulher feia como a noite dos trovoes (life's unfair...) era uma referencia de moda para a aristocracia britanica.
Farto das suas botas Hessian (do séc. XVIII), pesadonas e seguramente mal-cheirosas, o nosso Arthur pediu ao seu sapateiro, Hoby de St. James Street (em Londres, claro esta!) para criar umas botas mais maleaveis, confortaveis mas igualmente practicas.
E foi assim que Wellington lançou a moda das Wellies, com todos os gentlemen Ingleses a quererem imitar o seu heroi de guerra!
Em 1852 o sr. Goodyear aplicou o processo de vulcanizaçao da borracha às ditas botas e tornou-as totalmente impermeaveis e muito semelhantes às que hoje se podem comprar.
Para alem disso, sao as unicas botas de borracha que permitem montar a cavalo e saltar directamente para um Austin Martin sem perder o charme! Tenho provas disso!
Pois, va la, ajudem as Wellies: comprem wellies, ofereçam Wellies, convençam a maezinha, a senhora da casa em frente, o pescador de belem, a sra. da praça, os irmaos, as tias, os sobrinhos a comprarem umas wellies. Sobretudo, convençam as miudas giras a terem umas, nao ha nada mais bonito do que ver uma miuda em wellies e mini-saia!
Mais uma coisa: as Hunter nao sao caras e duram uma vida, sobretudo com uns pezinhos bonitos la dentro!
Help Hunter, and Hunter will Help you!

1 comment:

Gabriela Galvão said...

Ei,

Dei o link desta postagem no meu blog em um txt datado d hj e intitulado "It's rain time!", qq coisa.

Abraços e beijinhos