Friday, October 27, 2006


Sao quase dez da noite de uma sexta-feira qualquer lá para o fim de outubro. Embora aqui já pareça o fim de Novembro. E que ninguém me venha falar do sol, do sacana do S. Martinho e do bikini que voltou a sair do armário.
Estou sozinha em casa, com uma "cosdipaçao" daquelas a ler o De la grammatologie de Derrida e a reflectir sobre aquilo que existe para além do texto. Neste momento, dou-lhe toda a razao: nao existe nada para além do texto. Eu sou este texto e manifesto-me através dele, embora as minhas palavras fiquem presas a mim mesma, seja em quer for.
Enfim, divagando novamente... dizia: estou fechada em casa, numa sexta-feira à noite, sozinha, a ler filosofia francesa, a beber chá e a ouvir o Pablo Casals a interpretar Bach com o seu tristissimo violoncelo.
- Nao, nao vou divagar sobre a palavra interpretar -
Oh Ceus! o que é feito de mim?!?
Oscilo entre o egoista e mesquinho prazer da especulaçao intelectual e abstracta e o enorme desejo de me transformar, assim do nada, num sucedaneo da Paris Hilton: cabelo arranjado, unhas pintadas, bronzeada, caezinhos pequeninos a saltar em cetins cor-de-rosa, carros lindos, festas fantasticas, sushi as toneladas, bollinger e coisas assim, bonitas. e levianas.
A felicidade é estupida. É uma tipa profundamente estúpida, mas muito... feliz!

Ah! Para quando a Barbie Filósofa, para quando?

4 comments:

Joao said...

E as flores, senhora ? e as flores ? Ainda bem que há infelizes, são os estupidamente sábios.

Aqui, tá bom tempo. Esteve uma chuva como nunca vi. Mas o fds promete sol.

Filipa said...

sao flores, estas tambem! (e nao está aí essa florzinha tao jeitosa a ilustrar o texto?)
é claro que me queixo porque quero, bastava pegar na malinha e voltar para a minha itália querida e para voltar a falar da bella vita!!
esta é uma opçao muito feliz, mas bolas, também muito esgotante do ponto de vista pessoal!! (já conseguiste sair da ilha ou nao? fiquei curiosa!)
quanto ao sol, nao vou comentar... morro de inveja!

Joao said...

ah... é a Paris? A flor ? Não cohecia de ver, só de ouvido :)
Ainda não me aventuerei mais na ilha, mas lá voltarei, pare ter algo, para começar, entrar no "jogo", é mesmo preciso gastar uns euros para ter os tais Linden Dollars.

francisco carvalho said...

:D
Belo e divertido post!
(e de facto hoje foi por aqui um dia bem luminoso...)
Beijinho