Monday, November 20, 2006

...

Comissão Europeia quer pôr fim à comercialização de peles de cães e gatos
20.11.2006 - 14h06 Lusa

A Comissão Europeia adoptou hoje uma proposta que tem como objectivo interditar a importação, a exportação e a venda de peles de cães e gatos no território da União Europeia.

A Comissão salienta que vários Estados membros adoptaram legislação específica para proibir o comércio de peles de cães e gatos, mas assinala a necessidade de se harmonizar a regulamentação, já que as interdições à escala nacional não são uniformes.

Portugal é um dos dez Estados membros que não têm legislação específica para esta matéria.

As peles de cães e gatos estão presentes em peças de vestuário, em acessórios e mesmo em bonecos para crianças.

A Comissão admite que é difícil quantificar os produtos feitos com peles de cães ou de gatos que estão no mercado comunitário, já que muitas vezes são usadas em substituição de peles mais caras.

O executivo indica que a aplicação da interdição necessitará de métodos de detecção eficazes, que permitam distinguir estas peles das de outros animais, pelo que a proposta de regulamento prevê a troca de informação regular entre os diversos Estados membros sobre os métodos utilizados e os testes mais eficazes.

A proposta da Comissão deverá agora ser examinada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu. O comissário europeu com a pasta da Saúde e Protecção dos Consumidores, Markos Kyprianou, manifestou hoje a convicção de que o regulamento será adoptado "a curto prazo", devido ao "amplo apoio político" a esta medida.

o que dizer? por vezes quase que prefiro nao saber certas coisas...

1 comment:

Carlota said...

Tens toda a razão!...
Não fazia a mais pálida ideia da existência dessas peles em... brinquedos de criança!!?
Nunca mais volto a comprar nenhum brinquedo que não seja de puro plástico cristalino!
Beijola.