Sunday, March 04, 2007

O eclipse, as docas e o gato


sinto que ninguém vai acreditar nesta história porque parece surreal... eu sei... mas aconteceu, ontem à noite, enquanto estava em frente ao rio à espera do eclipse vi um senhor que caminhava a passos lentos seguido por um gato.
nada de especial, eu fiz bss bss e o gato girou a cabeça, curioso, olhou e voltou a seguir o senhor.
gostou dele, pensei.
sentei-me no jardim em frente ao rio a enrolar um cigarro e o senhor continuava a caminhar, desta vez em círculos mais ou menos longos, e o gato continuava a correr e a esconder-se na relva e nos arbustos, mas sempre atrás dele.
esta imagem fantástica, de um homem que caminha erratica e lentamente e de um gato que o segue todo contente com a cauda no ar, permaneceu em frente aos meus olhos por um bom quarto de hora, que terminou comigo a falar com o dito senhor, que se revelou não inglês mas australiano e que tinha educado assim o gato desde pequeno.
foi um momento demasiado bonito para o conseguir descrever. o rio, o jardim, o frio de uma noite londrina, o eclipse, e um gato que segue feliz e contente, um homem de quem obviamente gosta. e agora, estou aqui a escrever isto e a ouvir música do Michael Nyman, "Debbie".
As lágrimas obscuram os olhos por uma beleza profunda que existe neste mundo e que se revela nos momentos menos adivinhados.
A vida é bonita por isto, acho eu.
E isto é tanto com tão pouco.

8 comments:

Carlota said...

Andas muito stressada, tu...
A ver se essa exposição sai rapidamente!
Beijola.

Sinapse said...

:)

francisco carvalho said...

Por uns momentos ainda acreditei que pudesse ser o meu amigo Serrazina e o seu gato da lua!

É claramente por isso que a vida é bonita: por esses tantos 'poucos' que nos enchem a alma nos momentos mais inadivinháveis, mais desarmantes...

Tudo de bom para ti, Filipa.
Força!
:)

Anonymous said...

Oh! Isso não é nada! Havias de ver o meu gato (Ketama Plutão das Botas de seu nome) a passear feito lince atrás de mim pela serra de Sintra. Ou pela praia, que também gosta muito. ;)

Os gatos são os maióres. E as meninas que têm muito de gatas, como tu e moi, também.

A "Fullmoonconnection" message foi linda e muito bem pensada :) Estava lá e vi a lua a apagar-se. Por momentos, pensei que agora ia ser sempre assim, que nunca mais sairíamos do eixo e que o tempo tinha parado, que agora só restava aquele balão planetário cor de laranja a três dimensões a pairar no céu. Felizmente e finalmente saímos da frente. E o sol voltou a trazer a lua cheia para nos aquecer a alma. Ufff. Que alivio...
Beijo e saudades,
Jo

Filipa said...

Carlota: é verdade, ando muito stressada! mas isto foi bonito de qualquer maneira!... :)
bj

Filipa said...

sinapse: :D

Filipa said...

Francisco,
pois é, poderia ser ele... mas era ainda mais real do que os desenhos animados, apesar de toda a irrealidade da situação!
tudo de bom para ti também!!! :D

Filipa said...

jo,
foi lindo não foi? :)