Tuesday, April 08, 2008

And the winner is....


Ontem por volta das onze mandei um sms a um número português. Dizia apenas: 'então?'
Uma hora depois recebi a resposta: 'ganhei'
Sozinha em casa, com nenhum estúpido bife com quem compartir a alegria, saltei de alegria, revi o catálogo, revi os filmes, os emails trocados, a fantástica carreira do Miguel de fio a pavio. Fiquei profundamente contente, emocionada, voltei a ter a ilusão que estes prémios afinal às vezes são imparciais e justos, que no final de contas, ganha mesmo o melhor. Senti-me como se um caro amigo tivesse ganho um oscar e eu, feita parva, tivesse decidido não ir à cerimónia de entrega. Recordei o telefonema da menina do ccb para às nove da manhã, que me apanhou em Berlin a tentar desfazer um hangover demasiado entranhado pelas noites da inauguração da Bienal. A menina insistia no prazer que o CCB tinha na minha presença no jantar e eu insistia em desligar pela incapacidade comunicativa aliada aos custos do roaming. Fui parva. Mas o mais importante é que ganhou o melhor. E ganhou bem.

Miguel Soares é o novo vencedor do Prémio BESPhoto

O artista plástico Miguel Soares, de 37 anos, tornou-se ontem à noite vencedor da quarta edição do maior prémio de fotografia em Portugal, o BESPhoto (25 mil euros), promovido pelo Banco Espírito Santo (BES).

Depois de Helena Almeida, na primeira edição, José Luís Neto, na segunda, e Daniel Blaufuks, na terceira, Miguel Soares ganha o prémio num ano em que este ensaia uma internacionalização desejada há já algum tempo pelos seus organizadores: em Junho, tanto as obras vencedoras como a dos restantes candidatos (Eurico Lino do Vale e Daniel Malhão) viajam até Madrid para integrar o festival PhotoEspaña, para alguns agentes do meio o mais importante festival de fotografia na Europa, neste momento.

Miguel Soares, que começou a expor no final da década de 1980, já tinha obras na colecção do BES. Tem exposto sobretudo em Portugal, mas também em Espanha, França e nos Estados Unidos. Está ainda em colecções como a da Culturgest, Portugal Telecom e Fundação PLMJ.

A fotografia integra-se geralmente no corpo da sua obra como prolongamento de vídeos de animação digital - é um suporte em que cristaliza as paisagens virtuais dos seus filmes ou determinados aspectos destas.

PS: esqueceram-se de dizer que a fantástica entrevista do Miguel que figura no catálogo, é feita pela Miss Spring... mas isso também não importa!

2 comments:

francisco carvalho said...

Eu li-a de fio a pavio, quando a colocate aqui, e achei-a deveras fantástica. Parabéns.

intruso said...

[O trabalho dele é muito interessante.]

(a entrevista... acabei de ler agora)
;)